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Musical infantojuvenil PinóQuio chega ao Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo

“PinóQuio” estreia dia 6 de maio no CCBB SP após sucesso no Rio, Belo Horizonte e Brasília

Pinóquio © Renato Mangolin


O musical PinóQuio estreia dia 6 de maio, 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, para temporada até 6 de junho. PinóQuio tem 30 canções e textos feitos sob encomenda pelo maestro e compositor Tim Rescala. Concepção e encenação são de Miguel Vellinho, da Cia PeQuod – teatro de animação.

A partir da história do italiano Carlo Collodi (1826-1890), autor de “As aventuras de Pinóquio”, o espetáculo enfatiza a importância da ética e da educação na formação do indivíduo desde a mais tenra idade, com menor importância para o nariz do boneco de madeira que se alonga a cada lorota.

A história se passa no Circo Collodi, em que os mestres de cerimônia são os cantores-atores Mona Vilardo, soprano, e Santiago Villalba, barítono. Além disso, participam com outros personagens num vaivém espantoso, marca onipresente em toda a encenação. Pinóquio é interpretado por Liliane Xavier, que não sai de cena um só minuto. Geppetto é feito por Marcio Nascimento e Marise Nogueira interpreta o Grilo Falante. A Fada Azul é uma ode às mães e também ganha uma interpretação poética de Mona Vilardo.

O musical evidencia possibilidades do folhetim de Collodi para narrar a saga do pequeno herói no amadurecimento e construção de valores éticos, sempre iluminando a importância da educação. Afinal, Pinóquio quer deixar de ser boneco de madeira para se tornar gente. Tudo tem um preço, como ele vivencia a cada tropeço mesmo sempre amado pelo pai adotivo Geppetto.

O público de São Paulo não perde por esperar. A cada sessão, de 100 minutos, inexiste instante para cochilo. O personagem-título, por exemplo, não sai do palco nunca. Liliane Xavier corre, pula, faz números com perna-de-pau, deita e rola sem perder o fôlego. Os demais atores idem. Todos cantam, dançam, tocam instrumentos e movimentam peças do cenário numa sucessão de cenas zero tédio. O vaivém é cirurgicamente cronometrado, costurado pelas canções de Tim Rescala.

Nunca antes o boneco de madeira que queria virar gente teve sua história contada dessa forma. Pode crer! Aventureiro que se acha supra-sumo da esperteza, cara-de-pau toda vida, engambela o pai Geppetto, cabula aula e passa cada sufoco que só vendo. Afinal, sempre tem alguém cheio de maldade querendo se aproveitar da inocência de uma criança.

“Ao estrear em dezembro de 2021 no Rio, nós vivemos a responsabilidade da retomada do teatro presencial. Ter São Paulo na conclusão desta itinerância da peça nos CCBBs é uma alegria diferente na atualidade. Rio e São Paulo são centros de produção teatral muito tradicionais. Trata-se aqui de um momento de reencontro e também de encontrar novos espectadores”, destaca Miguel Vellinho, da Cia. PeQuod.

“Apoiar programação de qualidade, com condições acessíveis para o público são as principais prioridades do Centro Cultural Banco do Brasil. Com o espetáculo PinóQuio, o CCBB continua a colaborar com a produção teatral brasileira” reforça Cláudio Mattos, gerente geral do CCBB em São Paulo.

Múltiplas visões sobre a peça nas considerações de críticos e estudiosos:


Espetáculos da Cia PeQuod

Sangue Bom (1999) | Noite Feliz - Um Auto de Natal (2001) | O Velho da Horta (2002) / Prêmio Maria Clara Machado – vencedor na Categoria Especial – Confecção dos Bonecos |Filme Noir (2004) / Prêmio SHELL – vencedor na categoria Iluminação e indicação na categoria Especial pela qualidade de confecção e manipulação dos bonecos | Peer Gynt (2006) / Prêmio SHELL – indicação nas categorias Direção e Cenografia / Indicado pelo Jornal O Globo como um dos 10 melhores espetáculos teatrais da temporada | A Chegada de Lampião no Inferno (2009) / Prêmio SHELL – indicação nas categorias Cenografia e Iluminação | Marina e Marina, a Sereiazinha (2010) / Prêmio SHELL – indicação na Categoria Especial / Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil – vencedor nas categorias Espetáculo, Direção, Cenário, Iluminação, Categoria Especial pela confecção dos Bonecos e indicação na categoria Trilha Sonora / APTR – vencedor nas categorias Especial e Iluminação | A Tempestade (2012) | Peh Quo Deux (2014) / Indicado pelo Jornal O Globo como um dos 10 melhores espetáculos de dança da temporada / Prêmio Questão de Crítica – indicado na Categoria Especial, pela pesquisa de movimento / Representou o Brasil do Festival de Mondial de Charleville Mezière, na França (2015) | A Feira de Maravilhas do Fantástico Barão de Munchausen (2015) / Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil – vencedor nas categorias Direção, Produção e Ator. Indicado também nas categorias Iluminação, Cenário, Figurino, Música, Texto e Direção | O Braile, Uma Dança às Cegas (2015) / representante brasileiro na Mostra Ibero Americana de Marionetas, em Lisboa, Portugal (2017) | Ovelha Negra (2017) / Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil – indicado na categoria Iluminação | A Última Aventura é a Morte (2018) / Indicado pelo Jornal O Globo como um dos 10 melhores espetáculos teatrais da temporada / Prêmio SHELL – vencedor na categoria Cenário, indicação na categoria Iluminação / Cesgranrio – indicação nas categorias Iluminação e Cenário / APTR – indicação nas categorias Espetáculo, Cenário e Música / Prêmio Botequim Cultural – indicação nas categorias Cenário e Especial para Miguel Vellinho pela linguagem inovadora / Prêmio Questão de Crítica – prêmio para a Cia.

Outros:

1ª Edição da MITA - Mostra Internacional de Teatro de Animação (2010)

2ª Edição da MITA - Mostra Internacional de Teatro de Animação (2012)

3 º Sinal – Projeto de Ocupação do Teatro Dulcina – Funarte (2017)


Ficha técnica:

Texto de Carlo Collodi

Idealização e encenação - Miguel Vellinho

Adaptação do texto, música e direção musical - Tim Rescala

Elenco - Liliane Xavier, Mona Vilardo, Maria Adélia, Marise Nogueira, Marcio Nascimento, João Lucas Romero e Santiago Villalba

Músicos - Tibor Fittel e David Ganc (substituído por Dudu Oliveira ou Rodrigo Reveles)

Iluminação - Renato Machado

Cenografia - Dóris Rolemberg

Figurinos - Kika de Medina

Bonecos e adereços - Eduardo Andrade

Visagista - Mona Magalhães

Preparação corporal e assessoria circense Bárbara Abi-Rihan

Preparação Vocal - Doriana Mendes e Alessandra Quintes

Adereços - Miguel Vellinho, Lucas Menezes e Gustavo Kaz

Programação visual - Roberta Freitas

Fotos - Renato Mangolin

Assessoria de imprensa - Mônica Riani

Assessoria de mídias sociais - Rafael Teixeira

Produção executiva - Thiago Guimarães

Coordenação geral - Lilian Bertin

Produção - Cia PeQuod - Teatro de Animação

Patrocínio: Banco do Brasil

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil


Serviço:

Sinopse: Espetáculo conduzido pela Cia. PeQuod, que contará a verdadeira história de Pinóquio, escrita pelo italiano Carlo Collodi. Ao resgatar a versão original, a companhia monta sua primeira opereta que se passa no Circo Collodi, palco em que o famoso boneco, que sonha em se tornar um menino, passa por um rito de passagem marcado por reflexões sobre educação, moral, amor familiar e o culto à mentira no mundo contemporâneo. A montagem soma à linguagem do teatro de animação, música e circo.

Musical PinóQuio

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Período: 06 de maio a 06 de junho

Horário: Segunda e Sexta, 19h | Sábado e Domingo, 15h

Ingressos: R$15 e R$ 30, pelo site bb.com.br/cultura

Duração: 100 minutos | Lotação: 120 lugares

Classificação indicativa: Livre (indicado para crianças a partir de 7 anos)

Acessibilidade para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou deficiência visual.

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP

Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 19h, exceto às terças

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.

Valor: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.

Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.



 
 
 

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